Vaga no STF: Bolsonaro quis me fortalecer, diz Moro sobre declaração

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2019 18h40 - Atualizado em 22/05/2019 18h41
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo "Nem sei se quero ir para o STF e nem sei se o presidente está querendo me indicar", disse o ministro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta quarta-feira, 22, que, o presidente Jair Bolsonaro quis “fortalecê-lo” quando disse que pretendia indicá-lo para o Supremo Tribunal Federal (STF). Moro disse que o presidente teve “boa intenção”.

“Ele deu essa declaração com o intuito de me fortalecer. Havia essa discussão sobre a questão do Coaf, tinha havido uma certa resistência em manter o Coaf no ministério da Justiça (após votação na comissão especial que devolveu o Coaf à pasta da Economia). O presidente deu a declaração com boa intenção (…) Entre eu e ele de fato nunca houve um acerto em que foi colocada uma condição (para assumir a vaga no Supremo). Não faria sentido.”

Os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello vão completar 75 anos em novembro de 2020 e julho de 2021, respectivamente, e devem se aposentar compulsoriamente. Moro disse ainda que não sabe se Bolsonaro vai querer convidá-lo na ocasião e tampouco pode dizer se aceitaria.

“Nem sei se quero ir para o STF e nem sei se o presidente está querendo me indicar”, afirmou.

Questionado sobre um possível arrependimento em abandonar a magistratura para aceitar o cargo de ministro, Moro negou.

“Eu não me arrependi. Quando aceitei esse convite, tinha bastante presente os meus objetivos: a ideia era tentar consolidar esses avanços anticorrupção dos últimos cinco anos e, por outro lado, poder avançar contra o crime organizado e o crime violento. Entendi que poderia fazer mais assumindo essa posição do que como juiz”, disse.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.