Veja o momento em que a sirene de alerta foi acionada em Brumadinho neste domingo

  • Por Jovem Pan
  • 27/01/2019 10h41
ANTONIO LACERDA/EFE""Atenção! Atenção! Evacuação geral da área!", dizia o aviso da mineradora Vale

Na manhã deste domingo (27), a Vale acionou sirenes de alerta em Brumadinho, Minas Gerais, devido ao risco iminente de rompimento em mais uma barragem da região da Mina Córrego do Feijão. Moradores registraram o momento e compartilharam vídeos nas redes sociais. As imagens mostram que, após o apito da sirene, um locutor avisa que todos devem deixar suas casas: “Atenção! Atenção! Evacuação geral da área! Procure o local mais alto da cidade! Evacuação de emergência”.

A mineradora lançou o alerta por volta das 5h30 devido ao risco na barragem B6, que desde sábado já estava sendo drenada. As comunidades próximas foram levadas para os chamados pontos de alto salvamento, áreas mais altas dentro da própria região.

A sirene tocada foi de nível 2, que significa evacuação. Os trabalhos de buscas das vítimas do rompimento da barragem anterior, a B1, foram temporariamente interrompidos, já que os esforços do Corpo de Bombeiros ficaram concentrados no novo risco.

Os moradores da cidade relataram à imprensa que, na sexta-feira (25), quando ocorreu a tragédia, as sirenes não foram acionadas como deveriam. “Foi tudo muito rápido. Momento de pânico, pessoas assustadas. Parecia cena de filme. Se pudesse já teria ido embora daqui. Isso vai ser um inferno”, disse Maria Aparecida dos Santos, emocionada. “Há poucos meses, técnicos estiveram aqui na cidade para passar instruções da sirene. Falaram que, em caso de emergência, iria tocar. Mas não foi bem assim”.