Weitraub diz que Bolsonaro ‘não leu e nem lerá’ prova do ENEM

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2019 17h04
Antônio Cruz/Agência Brasil Ele disse que "ninguém irá ler a prova antes da aplicação"

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (3) que “nem ele e nem o presidente Jair Bolsonaro” leram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não, eu não li a prova, o presidente não leu, o Camilo [Mussi] não leu”, disse em coletiva onde apresentou novidades sobre a prova.

De acordo com ele, “está sendo seguido o procedimento padrão”. “Não adianta pedir uma dica para nenhum de nós que não temos ideia do que vai ser as questões. Antes da aplicação, ninguém vai ler”, assegurou.

“Salvo uma coisa totalmente fora do ‘script’ não consigo pensar porque o presidente vai parar para ler a prova. Ele não leu e não lerá”, completou Weintraub.

Em abril, o ministro havia aconselhado os candidatos a “estudarem coisas sem direcionamento ideológico”. “Uma dica: acho que questões ideológicas que apareceram no passado não vão aparecer neste ano. Foquem mais na técnica de escrever, interpretação de texto, ciências, matemática… a gente quer desenvolver o conhecimento científico das pessoas, a capacidade de desenvolver novas habilidades”, afirmou.

Nesta terça-feira (3), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísito Teixeira (Inep), Camilo Mussi, disse que os professores que integraram a comissão e tiveram acesso às questões assinaram um termo de sigilo e serão punidos pelo Código Penal caso haja qualquer tipo de vazamento.

O MEC anunciou que a prova deste ano já está prova e está nas gráficas para impressão.

Enem será digital a partir de 2026

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, anunciou na reunião que o Enem será totalmente digital a partir de 2026. A transição do papel para o computador vai começar a partir de 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais — o que equivale a 1% dos participantes.

O Enem digital em formato piloto em 2020 acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro do ano que vem. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro de 2020.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.