Brasileiros reclamam da alta do preço de alimentos

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2014 08h36

Consumidores reclamam da alta dos preços tanto de produtos industrializados como de produtos in natura nos supermercados. Arroz, carne bovina e hortifruti são os itens que  ficaram mais caros desde o inicio do ano.

Segundo dados do Dieese, as frutas subiram em março 6,19% e as hortaliças tiveram alta de 20%. A repórter Cris Santos ouviu a insatisfação de quem vai às compras e gasta cada vez mais para comprar cada vez menos.

*Ouça os detalhes no áudio

O professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas e consultor Jovem Pan prevê pressões sobre os preços dos alimentos por mais algumas semanas. Samy Dana destacou os principais produtos que sofreram reajuste de preços.

Para o professor-doutor da FEA-USP, Heron do Carmo o clima é o principal responsável pelos aumentos. A falta de chuvas por um tempo prolongado afetou diretamente produtos que estavam com preços estacionados e elevou os hortifrutigranjeiros.

Com a proximidade da Páscoa e da Copa do Mundo esses índices podem subir ainda mais, principalmente nas cidades que sediarão o evento. Ele lembrou que os preços na maioria dessas regiões metropolitanas são os formadores do indicador da inflação oficial.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.