Camarões libertam 84 crianças detidas em inspeção em escolas

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 13h47

Nairóbi, 1 jul (EFE).- As autoridades de Camarões começaram a soltar os 84 meninos, alguns deles de cinco anos, que foram detidos “ilegalmente” há mais de seis meses em uma batida feita em escolas religiosas no norte do país durante uma operação antiterrorista, informou a Anistia Internacional (AI) nesta quarta-feira.

Do total, 41 menores já voltaram para as famílias e os demais serão entregues assim que haja meios para devolvê-los, de acordo com o acordo adotado pelo governo de Camarões no último dia 24. A inspeção aconteceu em 20 de dezembro do ano passado, quando as forças de segurança entraram em várias escolas alegando que os locais eram utilizados como campos de treinamento do grupo jihadista nigeriano Boko Haram.

“Embora nunca tivessem que ser detidos durante por tanto tempo, ficamos felizes de ver que o governo tomou esta boa decisão”, afirmou o diretor regional adjunto da AI para África Ocidental e Central, Steve Cockburn, em comunicado.

A organização pediu que os direitos humanos fossem respeitados nas operações contra o Boko Haram e disse que acredita que a libertação destas crianças é “o primeiro passo de uma série de atos concretos neste sentido”.

Durante a operação policial na cidade de Guirvidig, também foram detidos 43 homens, a maioria professores. Durante o tempo em que ficaram presas, as crianças permaneceram em um centro de menores em Maroua, a principal cidade do norte de Camarões, apesar não terem sido acusadas de nenhum crime. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.