Casos de gripe são responsáveis por 40 mortes em SP

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2016 17h55

A campanha prioriza a imunização de pessoas com mais de 60 anos Elza Fiúza/Agência Brasil Vacina contra a gripe

Os casos de gripe já provocaram a morte de 40 pessoas em São Paulo, sendo uma gestante, do começo do ano até 19 de abril.

Metade das mortes ocorreu na rede pública e o restante em hospitais particulares, com pessoas acima dos 45 anos e também com crianças abaixo dos 5 anos.

Em relação ao último boletim epidemiológico, o número de óbitos cresceu de 17 para 40 casos, mas a quantidade de internações caiu, atesta a Secretaria da Saúde. Técnicos dizem que as notificações e confirmações custam a sair, por isso não dá para dizer que a epidemia aumentou.

Para o Secretário Alexandre Padilha, a vacinação antecipada aos grupos de risco: crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas aliada ao Tamiflu no tempo certo contribuíram para esta aparente redução nos hospitais.

Até o momento, a influenza A já atingiu 385 pessoas, sendo 19 gestantes. A zona norte da cidade registra o maior númro de casos. O agravante é que a maioria das gestantes ainda não foi tomar a vacina.

“O grupo de gestantes eu queria reforçar a segurança dessa vacina. Não é como a vacina da febre amarela que é de um vírus vivo. É uma vacina extremamente segura para a gestante. Reforçar as gestantes ao se vacinar estarão se protegendo e protegendo seus filhos”, disse.

O Secretário chama atenção para a vacinação em clubes e condomínios por clínicas particulares que atendem delivery.

“É importante as pessoas não entrarem nessa de aceitar uma vacinação no seu condomínio e pagar por isso sem saber se aquela clínica tem autorização para vacinar fora da clínica, se tem preparo e se cumpre as regras estabelecidas pela Anvisa”, alertou.

Duas empresas foram autuadas pela Vigilância Sanitária. Segundo Padilha, 1,75 milhão de pessoas já haviam sido vacinadas na cidade até 20 de abril, o que corresponde a 63,9% do público-alvo.

*Informações da repórter Renata Perobelli

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.