Catar nomeia primeiro embaixador em Bagdá em 25 anos

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 11h39

Cairo, 11 set (EFE).- O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani, nomeou o primeiro embaixador de seu país no Iraque depois do fechamento da missão diplomática em Bagdá há 25 anos.

Segundo informou nesta sexta-feira a rede catariana “Al Jazeera”, o líder designou Zayed al Kamit como embaixador extraordinário e plenipotenciário no Iraque.

Este passo ocorreu depois da visita do ministro catariano das Relações Exteriores, Khaled al Attiyah, a Bagdá no final de maio, na qual as duas partes acordaram abrir a Embaixada do Catar no Iraque, fechada desde 1990.

Ambos países cortaram suas relações diplomáticas nesse ano por causa da ocupação do Kuwait pelo Exército iraquiano.

A visita de Al Attiyah a Bagdá foi a primeira realizada por um responsável de alto categoria catariano ao Iraque desde 2003, e aconteceu após vários anos de tensão na relações bilaterais.

A nomeação do embaixador catariano ocorre dias depois que o Ministério das Relações Exteriores iraquiano convocou para consultas seu encarregado de negócios em Doha, Nuar Sadeq Jawad, em protesto pela realização no Catar de um congresso político sobre o Iraque.

As autoridades iraquianas pediram explicações ao Catar sobre o fórum, que qualificaram de “ingerência flagrante nos assuntos internos” do Iraque ao ser organizado sem coordenação com Bagdá.

Outros países do Golfo Pérsico também deram recentemente passos para impulsionar suas relações diplomáticas com o Iraque, depois da saída do poder do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, que era considerado próximo ao Irã.

No começo do ano, a Arábia Saudita anunciou sua intenção de reabrir sua embaixada em Bagdá, fechada também desde 1990. Já em 2012 o reino saudita nomeou embaixador para o Iraque Fahd al Zaid, que no entanto fez sua residência permanente em Amã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.