Centenas de pessoas protestam no Chile contra projeto de aborto

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 00h19

Santiago do Chile, 5 set (EFE).- Centenas de pessoas vestidas de branco protestaram neste sábado na esplanada do Templo Votivo de Maipú contra o projeto de aborto proposto pelo governo da presidente Michelle Bachelet e que atualmente está tramitando no Congresso Nacional.

A iniciativa foi convocada através das redes sociais pela organização Mulheres de Branco, que aconteceu em forma simultânea em outras cidades do Chile.

A atividade reuniu tanto pais, crianças e devotos religiosos que se reuniram para se manifestar contra a iniciativa do Executivo.

O projeto enviado ao Congresso no começo do ano pela presidente Bachelet propõe descriminalizar o aborto em caso de estupro, inviabilidade fetal e risco de vida da mãe.

Atualmente o Chile é um dos poucos países do mundo que mantém uma proibição legal absoluta do aborto, junto com El Salvador, Nicarágua, Honduras, Haiti, Suriname, Andorra, Malta e Vaticano.

Segundo números proporcionados pelo Ministério da Saúde em 2012, no Chile foram registrados um total de 30 mil abortos dos quais 3.000 foram praticados em meninas e adolescentes de entre 10 e 19 anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.