Chegam a Jordânia aviões de guerra do Bahrein para lutar contra EI

  • Por Agencia EFE
  • 16/02/2015 08h51

Amã, 16 fev (EFE).- Aviões de guerra das Forças Aéreas de Bahrein aterrissaram em uma base aérea jordaniana para participar “das atividades internacionais destinadas a erradicar o terrorismo”, informou nesta segunda-feira a agência oficial de notícias jordaniana, “Petra”.

A participação de Bahrein faz parte da cooperação bilateral em questões de Defesa com a Jordânia, indicou “Petra”, que não informou o número de aeronaves que aterrissaram ontem à noite na Jordânia, e que realizarão ataques aéreos contra posições jihadistas.

O Bahrein é o segundo Estado membro do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) a enviar aviões de combate à Jordânia por causa do assassinato do piloto jordaniano Moaz Kasasbeh, capturado na Síria em 24 de dezembro após seu avião ser abatido pelo EI.

Um esquadrão de caças-bombardeiros F-16 dos Emirados Árabes Unidos chegou no último dia 8 de fevereiro à Jordânia, em apoio ao país em sua luta contra os jihadistas, e já participaram esta semana de ataques aéreos contra posições do EI.

Jordânia e Bahrein são dois aliados árabes mais próximos dos Estados Unidos em sua campanha de bombardeios, iniciada em setembro, sobre posições dos jihadistas do Estado Islâmico na Síria, junto com os Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Arábia Saudita.

O EI aproveitou o vazio criado na guerra civil síria e as tensões sectárias do Iraque para se consolidar em territórios desses países e declarar um “califado” nas zonas sob seu controle, onde instaurou uma interpretação radical da lei islâmica.

Duas semanas após publicar um vídeo em que o piloto Kasasbeh é queimado vivo, o EI divulgou ontem outro que mostra a execução de coptas egípcios sequestrados na cidade de Sirte, no norte da Líbia, por extremistas leais ao grupo jihadista nesse país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.