China confirma uma morte pela cepa H5N1 de gripe aviária

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 03h52

Pequim, 16 mar (EFE).- As autoridades sanitárias chinesas confirmaram nesta segunda-feira a morte de um homem infectado com a cepa H5N1 da gripe aviária na província de Sichuan, no sudoeste do país.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China detectou na quinta-feira que o homem estava contaminado com a gripe aviária e, por enquanto, nenhuma das 55 pessoas que tiveram contato com ele mostrou sintomas da doença, segundo as autoridades.

Neste ano, várias pessoas morreram na China pela gripe aviária, embora a maior parte no sudeste do país e com uma cepa diferente, a H7N9.

Mais de 50 pessoas foram contaminadas com a cepa H7N9 neste inverno no sudeste chinês, muito menos que no ano passado, quando as autoridades detectaram 419 casos, dos quais 20% morreram.

O surto da gripe aviária H7N9 poderia ter o potencial de emergir como uma cepa pandêmica a menos que se estabeleçam medidas de controle eficazes, alertou um estudo elaborado pela Universidade de Hong Kong e publicado na revista “Nature” na semana passada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.