China investiga “restauração” com cimento da Grande Muralha

  • Por EFE
  • 22/09/2016 11h40
EFE Muralha da China

As autoridades da China anunciaram, nesta quinta-feira, 22, que abriram uma investigação para determinar responsabilidades nos possíveis danos causados em um fragmento da Grande Muralha por causa de uma “restauração” na qual esta foi pavimentada com cimento.

O portal de notícias Sina.com, um dos mais visitados do país, publicou recentemente fotos deste fragmento perto da fronteira entre as províncias de Liaoning e Hebei (nordeste), nas quais se aprecia o confronto estético entre a centenária infraestrutura e sua suposta reparação com cimento.

A Administração Estatal de Patrimônio Cultural advertiu, em comunicado divulgado pela agência oficial “Xinhua”, que examinará a veracidade destas imagens e, se existir danos na muralha, fará com que seus responsáveis assumam as consequências.

O fragmento da Grande Muralha em questão, situado no condado de Suizhong, na província de Liaoning, foi construído durante a dinastia Ming (1368-1644) e, devido aos problemas de preservação que apresentava, se submeteu a uma restauração entre 2013 e 2014.

A Administração de Patrimônio chinesa reconheceu que aprovou, na época, os planos de restauração, mas acrescentou que enviou inspetores para avaliar o resultado dos trabalhos, assim como sua gestão e supervisão.

A publicação das fotografias nas quais se vê o resultado dessa reparação gerou polêmica nas redes sociais chinesas e provocou alarme entre os historiadores pelo possível impacto que possa ter sobre a estrutura da muralha.

O mau estado de conservação da Grande Muralha, um dos principais símbolos da China e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, despertou uma grande preocupação popular no gigante asiático nos últimos anos.

Apenas 8,2% da muralha construída durante a dinastia Ming se mantém em bom estado, segundo alertou a Sociedade da Grande Muralha da China, uma entidade dedicada à proteção do monumento, em um estudo publicado em junho de 2015.

A erosão, o vandalismo e a falta de manutenção são os principais fatores que explicam esta deterioração.

Embora conhecida universalmente como Grande Muralha, esta construção é, na realidade, um conjunto de trechos de muro levantados em diferentes épocas, desde o século III a.C. até o final do XVII, e da qual se preservaram fragmentos que totalizam cerca de 8.000 quilômetros e correspondem principalmente à dinastia Ming.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.