Colégios eleitorais fecham na Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 02/02/2014 06h48

Bangcoc, 2 fev (EFE).- Os colégios eleitorais na Tailândia fecharam neste domingo após as eleições antecipadas nas quais os manifestantes antigovernamentais impediram o voto em 42 das 375 seções em todo o país.

Os antigovernamentais bloquearam a votação em pelo menos cinco seções em Bangcoc e forçaram a suspensão do pleito em nove províncias do sul ao impedir a entrega das cédulas e urnas eleitorais.

A primeira-ministra interina, Yingluck Shinawatra, votou no início da manhã na capital, entre fortes medidas de segurança.

Segundo a Comissão Eleitoral, o voto transcorreu sem incidentes em 333 circunscrições em 68 de um total de 77 províncias, principalmente no norte e no nordeste.

Cerca de 48 milhões de tailandeses foram convocados às urnas em um clima de tensão devido à violência ocorrida em torno dos protestos nas quais pelo menos dez pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas desde novembro do ano passado.

Mais de meia centena de partidos concorreram neste pleito, no qual os antigovernamentais impediram o registro de 28 candidatos no sul e centenas de milhares de pessoas não puderam exercer seu direito ao voto.

O Partido Democrata, a principal legenda da oposição que não ganhou eleições nas duas últimas décadas, não apresentou candidatos porque exigia reformas políticas antes de se realizar eleições.

O boicote dos manifestantes impedirá a escolha do número suficiente de deputados para formar o novo Parlamento, o que obrigará a convocar novos pleitos parciais em processo que a Comissão Eleitoral estima que poderia se alongar entre três e quatro meses.

Cerca de 200 mil policiais foram desdobrados em todo o país para garantir o desenvolvimento pacífico da jornada eleitoral, dos quais 10 mil somente em Bangcoc, apoiados por cerca de 7.000 soldados. EFE

grc/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.