Com greve de pilotos, Air France manterá apenas 48% dos voos nesta 2ª

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2014 18h26

Paris, 14 set (EFE).- A companhia aérea francesa Air France indicou neste domingo que pretende manter apenas 48% de seus voos nesta segunda-feira, o primeiro dos oito dias de greve convocados por três sindicatos de pilotos para protestar contra as condições propostas a seus profissionais para que passem a trabalhar na filial de baixo custo Transavia.

Como a greve foi convocada com antecedência, a Air France disse que cerca de 60% dos pilotos não irão trabalhar nesta segunda-feira, mas que também mobilizou sete mil de seus funcionários para tentar minimizar o impacto da paralisação. Se o protesto continuar, o programa de voos terá que ser adaptado e os clientes serão comunicados.

A companhia aconselhou seus passageiros a adiarem suas viagens se possível. Assim, quem tem passagens compradas para voar entre 15 e 22 de setembro, poderá adiar o voo por uma semana sem custos adicionais, desde que haja assentos disponíveis nos aviões. Já quem comprar uma passagem da Air France na semana da greve terá a opção trocá-la por um vale que poderá ser utilizado depois do dia 30 de setembro na rede da companhia aérea francesa ou da holandesa KLM (do mesmo grupo), inclusive com mudança no ponto de partida ou de destino.

Os sindicatos franceses SNPL, Spaf e Alter convocaram esta greve para mostrar rejeição aos planos da direção da companhia de criar 250 postos de pilotos para a filial de baixo custo Transavia, com condições trabalhistas menos favoráveis do que as da Air France. A empresa quer assim aumentar a frota da Transavia France, que agora dispõe de 14 aviões, para que sejam cinco a mais em 2015 e outros cinco nos anos seguintes e, assim, responder à progressão de sua atividade, que cresceu 22%.

Os sindicatos propõem que o desenvolvimento previsto da Transavia – como forma de concorrer com outras companhias europeias de baixo custo – seja feito com um contingente comum de pilotos da Air France e nas mesmas condições.

A companhia aérea britânica de baixo custo Easyjet, em medida para aproveitar a greve da Air France, informou que vai oferecer mil assentos suplementares nas rotas Paris-Toulouse e Paris-Nice com maiores rotações e a utilização de um avião a mais do que o habitual.

Na mesma linha, a companhia ferroviária francesa SNCF vai aumentar sua capacidade de transporte com mais de dez mil lugares na próxima semana para oferecer “um plano B” aos passageiros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.