Confira as pessoas que perdemos em 2018

  • Por Matheus Moreira / Jovem Pan
  • 24/12/2018 14h08 - Atualizado em 26/12/2018 09h12
EFE EFE Em 1987, tornou-se a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock&Roll.

Em 2018, o mundo perdeu algumas personalidades políticas e artísticas relevantes. Não seria possível falar de todas as pessoas que se foram nos últimos 12 meses, mas aqui está uma lista de figuras que deixaram sua marca, de alguma maneira, durante a vida.

Aretha Franklin

Cantora e compositora gospel estadunidense. Uma mulher negra que começou sua carreira aos 14 anos. Ela morreu no dia 16 de agosto em decorrência de um câncer no pâncreas contra o qual lutava desde 2010. Em sua carreira, a compositora ganhou 18 grammy e, em 1987, tornou-se a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock&Roll.

Avicii

O DJ e produtor musical morreu no dia 20 de abril aos 28 anos. Tim Bergling, como era conhecido antes do sucesso, chegou ao topo das listas de músicas mais tocadas ao lançar, em 2011, a música “Levels”, inspirada pela canção “Something’s Got a Hold on Me” de Etta James. Ainda não há confirmação da real causa da morte do produtor, entretanto, a família de Avicii deixou em aberto a possibilidade de que ele tenha se suicidado.

Bernardo Bertolucci

O diretor de cinema morreu no 26 de novembro. Ele tinha 77 anos. Em sua carreira, foi responsável por grandes sucessos do cinema. Em 1967, por exemplo, escreveu o roteiro do clássico de faroeste “Era uma vez no Oeste”. Como diretor, foi responsável pelo clássico “Um tango em Paris” (1973) e pelo cult “Os Sonhadores” (2003).

Mr. Catra

Wagner Domingues Costa, nascido no Rio de Janeiro em 1968, morreu aos 49 anos. Ele ficou conhecido pelo seu nome artístico, Mr. Catra. Após quase um ano lutando contra um câncer no estomago, que ele associou ao excesso de álcool e noites acordado, o funkeiro morreu no dia 9 de setembro em decorrência de complicações da doença. Ele deixou nada menos que 32 filhos. Apesar do lugar comum como funkeiro, Catra começou a carreira como guitarrista em uma banda de rock. Ele era formado em direito e falava fluentemente quatro idiomas: francês, inglês, alemão e hebraico.

Dolores O´Riordan

A vocalista do The Cranberries, banda oitentista irlandesa, morreu no dia 15 de janeiro afogada na banheira de um quarto de hotel após intoxicação por excesso de álcool. O’Riordan é considerada a maior cantora da história da Irlanda. Ela faleceu aos 49 anos, enquanto gravava em Londres.

Dona Ivone Lara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nascida no bairro do Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, a cantora e compositora brasileira se tornou um dos maiores nomes do samba brasileiro. Ela entrou para a história como a Rainha do Samba (ou Grande Dama do Samba). Ela morreu no dia 16 de abril, aos 96 anos, por insuficiência cardiorrespiratória.

George H.W. Bush

O primeiro Bush a comandar a Casa Branca morreu em 30 de novembro aos 94 anos, no Texas. Tendo sido o 41º presidente dos Estados Unidos, Bush é amplamente conhecido, entre tantas razões, por liderar os EUA na Guerra do Golfo entre 1990 e 1991. Na ocasião, ele repeliu as forças iraquianas do Kuwait, no Oriente Médio. O avanço contra o líder iraquiano, Saddam Houssein, não ficou barato. Foi sob o governo do seu filho, George W. Bush, que os Estados Unidos assistiram à queda das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Uma retaliação pelo envolvimento do país em disputas orientais. Começou ali o que ficou conhecido como Guerra ao Terror, uma jornada que levaria todos os presidentes dos EUA seguintes enfrentar tudo o que classificassem como terrorismo.

Mac Miller

O rapper estadunidense morreu no dia 7 de setembro, aos 26 anos. Miller alcançou seu primeiro grande sucesso em 2011, com o álbum Blue Slide Park. O CD vendeu mais de 140 mil unidades na semana de estreia. O jovem morreu em decorrência de uma overdose.

Marielle Franco e Anderson Gomes

Marielle Franco foi a 5ª vereadora mais votada do Rio de Janeiro. Ela foi assassinada na noite de 14 de março após deixar um evento com o motorista Anderson Gomes e sua assessora, a única sobrevivente do atentado. Até o momento, a polícia não foi capaz de nomear os assassinos, mas aponta que há indícios fortes de que o crime tenha sido planejado e executado por milicianos. O assassinato de Marielle e Anderson ganhou as manchetes do mundo, expondo a violência no Rio de Janeiro que culminou na intervenção federal das Forças Armadas, autorizada pelo presidente Michel Temer.

Moa do Katendê

O compositor, percussionista, educador e mestre de capoeira foi assassinado com 12 facadas nas costas no dia 8 de outubro. O crime teria acontecido em decorrência de uma discussão política após o primeiro turno das eleições. De acordo com testemunhas, o assassino era um eleitor que apoiava o então candidato e agora presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Otávio Frias Filho

Jornalista, diretor de redação e diretor editorial do Grupo Folha. Ele foi responsável pela concepção do Projeto Folha, a reformulação do jornal que começou em 1989, quando Frias Filho assumiu a direção de redação do jornal no lugar de Boris Casoy. A reformulação pode ser notada ainda hoje por meio do manual de redação – que é atualizado anualmente – e pelo tom e estilo textual a que se propõe o periódico. Frias morreu em 21 de agosto, aos 61 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Stan lee

Stan Lee foi um dos principais nomes da história dos quadrinhos

Lee foi escritor, roteirista, diretor, produtor, empresário e ator estadunidense. Em sua carreira, criou dezenas de super-heróis que encheram as páginas das histórias em quadrinhos e povoaram o imaginário dos leitores. Hoje, seus heróis ganharam vida no cinema e atraíram milhões para os universos compartilhados pelos Vingadores, X-men, Homem-Aranha, Defensores e tantos outros. Lee morreu no dia 12 de novembro, aos 95 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.

Stephen Hawking

Stephen Hawking Big Bang Theory

O físico participou de diversos episódios da série

Um dos maiores nomes da ciência. O físico teórico e cosmólogo provou que há singularidade no espaço-tempo, ou seja, que partes do universo foram “engolidas” por buracos negros. Hawking já faz parte da célebre lista dos grandes nomes da ciência, junto a Isaac Newton e Albert Einstein. Ao longo da vida, Hawking lutou contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que atrofia os músculos, dificultando os movimentos. Hawking utilizava um computador para falar devido ao avanço da doença. Ele morreu em 14 de março, aos 76 anos, no dia em que Albert Einstein completaria 139 anos, caso estivesse vivo (e isso fosse possível).

Winnie Madikizela-Mandela

A ativista e política sul-africana morreu no dia 2 de abril aos 81 anos. Ao longo da vida, ela lutou contra o apartheid, na África do Sul, e viu seu cônjuge, Nelson Mandela, passar 27 anos preso por também lutar contra o regime racista. Dois anos após a libertação de Mandela, Winnie se divorciou do militante e não chegou a ser primeira dama. Com o fim da segregação racial sul-africana, ela foi consagrada com o Prêmio das Nações Unidas de Direitos Humanos.

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.