Coreia do Norte promete encerrar conversas diplomáticas com EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/07/2016 11h13
EFE/KCNA / ARCHIVO / PROHIBIDO SU USO EN COREA DEL SUR / SOLO USO EDITORIAL / NO VENTAS Coréia do Norte KOR12 - PYONGYANG (COREA DEL NORTE), 30/5/2016.- Fotografía de archivo del 10 de octubre de 2015 suministrada por la Agencia Central de Noticias Norcoreana (KCNA) de misiles balísticos intercontinentales KN-08 exhibidos durante un desfile militar en el 70 aniversario de la fundación del Partido de los Trabajadores de Corea en Pyongyang (Corea del Norte). Según reportes Corea del Norte no tuvo éxito en el lanzamiento de un misil balístico de rango medio el 31 de mayo de 2016, según una fuente militar de Seúl.

A Coreia do Norte afirmou, nesta segunda-feira (11), que pretende encerrar um canal de comunicação diplomática com os Estados Unidos e sinalizou punições mais duras para norte-americanos detidos em seu país.

As ameaças acontecem após a Casa Branca impor, na semana passada, penalidades sobre o líder Kim Jong Un e outras 10 autoridades graduadas do governo norte-coreano por supostos abusos de direitos humanos. O país já sofre sanções por causa de seu programa nuclear, mas esta é a primeira vez que o líder máximo do regime de Pyongyang é mencionado.

O comunicado foi feito através da agência estatal de notícias norte-coreana, que disse que o canal estabelecido pelas Nações Unidas com os Estados Unidos será fechado. Ambos os países não têm relações diplomáticas estabelecidas.

Além do término do canal de comunicação, o regime também disse que irá lidar com os presos norte-americanos de acordo com a lei marcial. Ao menos dois cidadãos dos EUA estão presos na Coréia do Norte, acusados de praticarem espionagem, subversão e outras atividades. Um deles cumpre pena de 10 anos de prisão com trabalho forçado, enquanto o outro tem 15 anos de pena.

O anúncio aconteceu horas após o páis asiático fazer outras ameaças, desta vez em relação ao plano de Washington de estacionar um sistema antimísseis na Coreia do Sul. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.