Corrupção na Petrobras foi sistematizada durante o Governo Lula, segundo procurador

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2015 18h09
Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva (L) and Spain's former Prime Minister Felipe Gonzalez attend a seminar entitled "New Ways of Democracy" in Sao Paulo, Brazil, June 22, 2015. REUTERS/Paulo Whitaker Reuters Lula

Em entrevista à imprensa, o procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Operação Lava Jato, afirmou que a corrupção na Petrobras foi sistematizada durante o Governo Lula.

“O que nosso colaboradores apontam é que houve uma sistematização da corrupção do Governo do PT, como compra de apoio parlamentar”, disse. O procurador citou ainda o ex-gerente da estatal, Pedro Barusco, como fonte.

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi preso temporariamente no início da manhã desta segunda-feira (03), em Brasília e é considerado um dos principais nomes do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Segundo as investigações, Dirceu foi responsável, em 2003, pela indicação de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. Desta forma, Duque teria desviado milhões em propina, segundo o MP, e Dirceu teria repetido na estatal o “esquema do mensalão”.

O procurador ressaltou que a “responsabilidade do José Dirceu é evidente” e que “nenhuma pessoa no regime republicano está isenta de ser investigada”. Sobre o ex-presidente Lula, Lima disse ainda que há “uma série de inquéritos” que correm sob sigilo no âmbito da Operação Lava Jato e que, pelo ex-presidente não ter foro privilegiado, pode ser investigado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.