Cresce mistério sobre paradeiro do polêmico prefeito de Toronto

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 13h18

Toronto (Canadá), 6 mai (EFE).- O paradeiro do polêmico prefeito de Toronto, Rob Ford, continua sendo um mistério quase uma semana depois que o político anunciou estava deixando o cargo, após aparecer um novo vídeo em que consome crack.

Vários veículos de imprensa locais disseram hoje que na semana passada Ford voou em um avião particular para Chicago, onde pode ter iniciado um tratamento de reabilitação por alcoolismo mas, antes de entrar oficialmente nos Estados Unidos, voltou ao Canadá.

O consulado geral do Canadá em Chicago confirmou ao jornal “The Globe and Mail” que Ford “voluntariamente retirou seu pedido de entrada nos Estados Unidos” e que as autoridades americanas “não negaram, tecnicamente, a entrada” do prefeito de Toronto no país.

Ford, um político populista conservador que ficou com a prefeitura de Toronto em 2010 com um programa de cortes massivos de despesas, protagonizou vários incidentes nos últimos anos, muitos deles relacionados ao consumo de álcool e de drogas.

Em maio do ano passado, vários jornais revelaram a existência de um vídeo em posse de narcotraficantes de Toronto no qual Ford aparece fumando crack e faz vários insultos homofóbicos contra políticos canadenses.

Durante seis meses, Ford negou a existência do vídeo e o consumo de drogas. Seu irmão, Doug Ford, vereador em Toronto, chegou a afirmar que o prefeito não consumia drogas nem álcool, apesar de o político ter aparecido em eventos públicos com evidentes sinais de embriaguez.

Em novembro de 2013, a polícia de Toronto confirmou que tinha em seu poder o vídeo de Ford consumindo a droga.

Ford, que pertence a um rica família conservadora ligada ao Partido Conservador do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, se viu forçado a reconhecer que tinha mentido sobre seu consumo de drogas e sobre o vídeo.

Durante uma série de entrevistas para reformular sua imagem, Ford declarou que havia experimentado uma “epifanía” e que tinha deixado de consumir álcool e iniciado um programa para melhorar sua “saúde”.

No começo do ano, no entanto, o político foi visto mais uma vez embriagado em público.

Na semana passada tornou-se pública a existência de outro vídeo, gravado no final de abril, no qual Ford consome crack novamente na companhia de sua irmã, e de uma gravação de áudio na qual completamente ébrio profere insultos misóginos, racista e homófobos.

Após a aparição dessas gravações, Ford emitiu um comunicado no qual reconheceu seu alcoolismo, embora tenha ignorado o consumo de drogas, e anunciou que estava abandonando temporariamente seu cargo de prefeito e suspendendo a campanha por sua reeleição.

Os porta-vozes de Ford disseram que o prefeito se internaria “em uma das melhores instalações da América do Norte” para tratar o alcoolismo, mas se negaram a identificar o centro.

Desde então, nem a família nem o advogado da Ford revelaram o lugar onde está o polêmico empresário e político ou quando voltará a seu cargo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.