Cunha quer retomar votação da PEC da Reforma Política ainda nesta quarta

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 15/07/2015 16h56

O presidente da Câmara dos Deputados Sérgio Lima/Folhapress O presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reiterou há pouco a intenção de dar continuidade à votação da PEC da Reforma Política (182/07) hoje, no Plenário. Segundo ele, o que não for possível votar hoje ficará para agosto.

Cunha foi questionado por jornalistas sobre uma possível proposta a ser enviada pelo governo para unificar PIS e Cofins. Ele disse que ainda não tem detalhes sobre a medida, mas que sua preocupação é de que ela não implique em aumento da carga tributária. “Não há clima para aumento de tributos”, afirmou.

Ação da PF
Apesar de não querer entrar em detalhes, Eduardo Cunha comentou a ação da Polícia Federal, que ontem fez busca e apreensão na residência de vários políticos acusados de corrupção na Operação Lava Jato. Segundo o presidente da Câmara, não se pode criticar o governo pela ação em si, mas “talvez pelo espetáculo”.

Ele lembrou que a ação foi proposta pelo Ministério Público e autorizada pelo Poder Judiciário. Questionado se teme uma ação semelhante contra ele próprio, Cunha afirmou: “Não sei o querem buscar lá, mas a porta da minha casa está aberta, podem ir na hora que quiserem”.

Relação com PT

Sobre o relacionamento entre PMDB e PT, ele voltou a afirmar que seu partido terá candidato próprio à Presidência da República em 2018. Cunha afirmou que, no atual momento, o PMDB “quer distância” do PT, mas não da base aliada do governo.

“A aliança com o PT já acabou há muito tempo. É como um casal que dorme em casas separadas”, disse. “Mas não significa que o PMDB não apoie a governabilidade, até porque a base governista é composta por vários outros partidos.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.