Delegação israelense chega ao Cairo para negociar com facções palestinas

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2014 16h03

Uma delegação de Israel chegou ao Cairo nesta terça-feira para participar das negociações com as autoridades egípcias que intermediam o diálogo com as facções palestinas em busca de uma trégua permanente na Faixa de Gaza, segundo a agência estadual de notícias “Mena”.

A missão, formada por três funcionários israelenses, chegou a bordo de um avião privado que partiu de Tel Aviv para uma visita “rápida”, segundo a “Mena”.

Os membros da delegação se reunirão com responsáveis locais para debater as possíveis maneiras de alcançar um cessar-fogo, no meio de uma trégua humanitária de 72 horas que começou hoje em Gaza às 8h (local, 2h em Brasília).

Uma delegação palestina aguardava no Cairo a chegada dos negociadores israelenses. Os palestinos já entregaram um documento ao Egito no qual reúnem as principais reivindicações para alcançar um cessar-fogo permanente, entre as quais estão o fim do bloqueio de Gaza e a libertação de presos.

Os mediadores egípcios entregarão o texto à delegação israelense para que seja analisado.

Os palestinos se mostraram ontem otimistas com as conversas, apesar de reconhecerem a necessidade de “muito esforço” para chegar a um acordo de cessar-fogo porque “o caso palestino não é fácil e as negociações são duras”, como disse Izzat al Rishq, membro do escritório político do movimento islamita Hamas.

Os últimos dados do Ministério da Saúde indicam que 1.867 palestinos, a maioria civis, morreram e 9.563 ficaram feridos desde o início da operação israelense, em 8 de julho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.