Desmond Tutu melhora e poderia sair do hospital na próxima semana

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 09h19

Johanesburgo, 27 ago (EFE).- O prêmio nobel da Paz e arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, melhora a cada dia da infecção que o obrigou a ser hospitalizado três vezes desde meados de julho e poderia receber alta na próxima semana, informou nesta quinta-feira sua filha, a reverenda Mpho Tutu.

Apesar da melhoria diagnosticada pelos médicos, a família prefere levar com calma a recuperação, já que sua idade avançada faz com que cada vez seja mais difícil se recuperar: “Tem 83 anos e já não tem as reservas de energia que costumava ter, embora esteja bem de ânimo”, disse Mpho em entrevista coletiva realizada na Cidade do Cabo.

Tutu foi internado no hospital no dia 18 agosto para ser tratado de uma infecção persistente, não relacionada com o câncer de próstata com o qual conviveu durante os últimos 15 anos, e ainda está tomando antibióticos por via intravenosa, segundo a família.

“Esperamos que possa voltar para casa no final da próxima semana, quando for capaz de tomar a medicação por via oral. Queremos ver-lhe em casa de novo, forte e saudável”, acrescentou sua filha.

Além disso, Mpho Tutu quis agradecer mais uma vez a todas as pessoas que enviaram cartas e mensagens de apoio ao prêmio nobel, que mesmo estando no hospital tem tempo para “rezar pelos refugiados e por todas aquelas pessoas que vivem em países em guerra”.

Em julho, Tutu já tinha sido hospitalizado duas vezes em apenas duas semanas, devido a uma infecção persistente, recebendo alta em 4 de agosto para continuar sua recuperação em casa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.