Banco Central prevê crescimento menor da economia em 2018

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2018 10h00
Reprodução FOTO: Reprodução Expectativa de crescimento do PIB caiu de 1,6% para 1,4% neste ano

O Banco Central (BC) revisou a estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano. Conforme consta no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (27), o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,4% e não mais 1,6% como previa anteriormente.

Segundo o banco estatal, a revisão “reflete a incorporação dos resultados do PIB no segundo trimestre e o arrefecimento na atividade econômica após a paralisação no setor de transporte de cargas, ocorrida em maio”. O relatóio se refere à greve dos caminhoneiros, que durou onze dias e causou desabastecimento em todo o país.

O PIB do país fechou o segundo trimestre de 2018 em 0,2% em relação aos primeiros três meses do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo trimestre de 2017, a alta foi de 1,0%.

Setores

A projeção do crescimento da agropecuária caiu de 1,9% para 1,5%. A atividade industrial teve foi revisada para baixo e passou de 1,6% para 1,3%, “repercutindo a redução das projeções em todas as atividades”, segundo o BC.

O setor de serviços foi o único que manteve a estimativa inalterada. A expectativa é de crescimento de 1,3%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.