Bandeira amarela e reajuste na conta de luz em São Paulo pressionará IPCA de julho

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2019 11h44
Pixabay Como São Paulo tem peso relevante na composição do IPCA, o aumento terá impacto nacional

Anunciado no início de julho, o reajuste que entrou em vigor em São Paulo prevê um aumento de 6,61% na tarifa da região metropolitana da cidade. Como a região tem peso relevante na composição do IPCA, o aumento terá impacto nacional.

Se no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho o item energia elétrica deu um alívio, com queda de 1,11% (impacto negativo de 0,04 ponto porcentual no indicador), na leitura de julho a conta de luz exercerá pressão, segundo Fernando Gonçalves, gerente de Sistema Nacional de Índices de Preços (SNIPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, pesará sobre a conta de luz de todos os brasileiros a bandeira tarifária amarela. Em junho, a bandeira era verde, sem cobrança adicional por causa do acionamento das usinas térmicas na geração de eletricidade. Neste mês, vale a bandeira amarela, com cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumido.

Por outro lado, Gonçalves lembrou que, na terça-feira (9), a Petrobras anunciou redução de preços da gasolina (-4,40%) e do diesel (-3,80%) nas refinarias. No IPCA de junho, os preços monitorados tiveram queda de 0,19%. Em 12 meses, acumulam alta de 3,75%.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.