BC deve reduzir ritmo de corte da Selic

  • Por Estadão Conteúdo
  • 07/09/2017 11h56
Divulgação/BC A tendência é que o Copom aplique corte menor no próximo mês, de 0,75 ou 0,50 ponto porcentual

Com a inflação em queda e a atividade em marcha lenta no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta, 06, os juros básicos da economia pela oitava vez consecutiva. O colegiado cortou a taxa Selic em 1 ponto porcentual, de 9,25% para 8,25% ao ano, mas sinalizou claramente a intenção de reduzir o ritmo de cortes no próximo encontro, marcado para o fim de outubro. A tendência é que o Copom aplique corte menor no próximo mês, de 0,75 ou 0,50 ponto porcentual.

A decisão de ontem, 06, do Copom, que reúne o presidente Ilan Goldfajn e os oito diretores do BC, era amplamente esperada pelo mercado. Pesquisa do Projeções Broadcast com 54 instituições financeiras mostrava que todas esperavam por um corte de 1 ponto porcentual – o quarto consecutivo.

Esta certeza foi reforçada na manhã de ontem (6) quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação havia ficado em 0,19% em agosto, abaixo das projeções dos economistas, que variavam de 0,22% e 0,47%. O índice acumulado no ano até agosto está em 1,62%.

Com os preços sob controle, tornou-se inevitável a decisão de corte de 1 ponto porcentual pelo BC. No comunicado divulgado após a decisão, no entanto, o Copom indicou que este ritmo vai diminuir nos próximos encontros. Isso porque, na visão do colegiado, o ciclo de cortes está em nível avançado e pode ter chegado a hora de pisar no freio.

Mensagem – “Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária (corte de juros)”, disse o BC, em sua linguagem técnica. “Além disso, nessas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo.”

Na prática, a mensagem é de que os cortes serão menores e que a Selic atingirá determinado valor para, depois, se estabilizar. O ciclo seguinte pode ser de alta da taxa básica, a depender do andamento da inflação e da atividade. O BC lembrou que no próprio Relatório de Mercado Focus, que compila as expectativas do mercado financeiro, as projeções indicam a Selic a 7,25% no fim de 2017, a 7,0% no início de 2018 e a 7,50% no encerramento do próximo ano.

“O cenário base passa a ser uma queda de 0,75 ponto na próxima reunião e de 0,50 ponto na seguinte, com a Selic terminando o ano em 7%”, disse o sócio-gestor da Flag Investimentos, Sérgio Goldenstein. Para ele, a projeção de Selic a 7% no fim de 2017 embute um “risco para baixo”. “A chance de terminar abaixo disso é maior do que de terminar acima”, afirmou ele.

Novos cortes – O economista José Júlio Senna, ex-diretor do BC e chefe de Estudos Monetários do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita que o Copom caminha para cortar a Selic em 0,75 ponto porcentual na próxima reunião. O ex-diretor do BC sustenta que a taxa deve terminar 2017 a 7,5% ao ano, com espaço de cair ainda mais.

“Do jeito que as coisas caminham, pode até ceder um pouco mais, com o ganho contra a inflação, que foi extraordinário”, comentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.