BC muda regra e fatura de cartão terá cotação do dólar do dia da compra

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2018 12h37 - Atualizado em 28/11/2018 13h17
joelfotos/Pixabay Cédulas de 50 e 100 reais organizadas em espiral A medida divulgada nesta quarta-feira (28) entra em vigor no dia 1º de março de 2019

A partir do dia 1º de março de 2019, o cidadão brasileiro que utilizar cartão de crédito em compras no exterior pagará o valor em reais convertido de acordo com o cambio do dia em que realizou a operação. A medida obrigará os bancos a mudarem o modelo em vigência e também os forçará a fornecer a informação aos clientes. A informação foi divulgada em circular emitida pelo Banco Central nesta quarta-feira (28).

Atualmente, a cotação que rege quanto o cliente pagará pelas compras é a vigente no dia do fechamento da fatura. Isso é conhecido como variação cambial. Na prática, com a mudança, os consumidores saberão exatamente quanto vão pagar por cada compra, incluindo as taxas de conversão de moedas, que também deverá ser exibida nas faturas.

O objetivo é que os serviços prestados pelos bancos sejam mais transparentes e facilitem a organização financeira dos clientes. Em nota, o Banco Central explica que “o cliente ficará sabendo, já no dia seguinte, quanto vai desembolsar em reais, eliminando a necessidade de eventual ajuste na fatura subsequente”.

“Além disso, a medida aumenta transparência e a comparabilidade na prestação do serviço, padronizando as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas e terão que ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados”, conclui a nota.

*com informações de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.