Bolsonaro anuncia que a China autorizou importação de gordura de porco do Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2019 10h43
Alan Santos/PR "A medida atende a um pedido feito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)", disse o presidente

A gordura comestível de carne de porco brasileira começará a ser exportada à China. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

“Para suprir uma lacuna de demanda deixada pela peste suína, o governo chinês autorizou exportadores de carne de porco do Brasil a embarcar também a gordura comestível do animal. A medida atende a um pedido feito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)”, escreveu.

“Segundo a entidade, o subproduto tem valor de mercado superior ao das carnes tradicionais. Até o fim de 2019, a China pode ter um déficit de oferta de 1 milhão a 2 milhões de toneladas no processamento de suínos. Podemos avançar muito neste setor”, completou.

Frango para a Índia

Na última segunda-feira (29), a autoridade sanitária da Índia aprovou a primeira permissão de importação para carne de frango in natura brasileira, desde o acordo firmado entre os dois países em 2008. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina.

A carne de frango, segundo informações do ministério, é a proteína animal mais consumida na Índia. Estima-se que esse mercado vá continuar crescendo a uma taxa de 7% a 8% ao ano devido a novos padrões de consumo moldados por maior urbanização e pelo aumento da renda da classe média.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.