Com corte no PIB e sem renda extra, ‘possivelmente teremos outro contingenciamento’, afirma Mansueto

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2019 13h38 - Atualizado em 04/07/2019 13h46
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil Secretário do Tesouro disse que ainda não sabe em qual setor bloqueios podem ser feitos

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta quinta (4) que é provável que o governo faça um novo contingenciamento. Segundo ele, caso a estimativa oficial do Produto Interno Bruto (PIB) seja realmente revisada para baixo e não haja receita extra, cenário que aparentemente vai acontecer, precisarão ser feitos novos cálculos.

Ele afirma, no entanto, que, se for feito, o novo congelamento deverá ser de “pequena magnitude”, uma vez que há pouco espaço depois de mais de R$ 30 bilhões já terem sido bloqueados. “A SPE (Secretaria de Política Econômica) está revendo o PIB, sabemos que não será mais 1,6%. E não vamos ter surpresa para cima em receita de petróleo. Se o PIB cair e não tiver receita extra, possivelmente terá outro contingenciamento”, afirmou.

Mansueto disse, ainda, que a nova projeção para o PIB deve ficar entre 0,8% e 1,2%, mas ressaltou que a estimativa não cabe à sua secretaria.

Questionado sobre como o governo fará para cumprir promessas ao Legislativo durante a tramitação de projetos como a reforma da Previdência e da regra de ouro, ele afirmou que terá que bloquear de outros lugares. “De onde vai tirar, é decisão política. Eu só pago a conta”, concluiu.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.