Crediário e cartões de crédito são os principais motivos de inadimplência

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 14h32
PAULO LIEBERT/ESTADÃO CONTEÚDO A maior parte dos brasileiros prioriza o pagamento de planos de saúde quando precisam escolher quais contas manter em dia

Estudo realizado pela CNDL, Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, aponta que faturas de crediário e cartões de crédito são os principais responsáveis pela inadimplência no Brasil com 65% e 63%, respectivamente.

Divulgado nesta segunda-feira (3), o estudo mostra que o endividamento dos brasileiros também decorre de empréstimos pessoais com bancos ou financeiras (61%), seguido do crédito consignado (60%), cheque especial (57%) e financiamento de automóveis (45%).

Entram na lista também as contas do dia a dia, como mensalidades escolares (26%), telefone (20%) e assinaturas de TV e Internet (18%).

Qual a prioridade

De acordo com o estudo, quando os brasileiros precisam escolher quais contas pagar, a grande maioria, 89%, prioriza os planos de saúde, mensalidades de condomínio (86%), aluguel (82%) e contas de água e luz (79%).

Para o educador financeiro do SPC, José Vignoli, as dívidas com bancos tendem a estar à frente devido aos juros cobrados pelas instituições financeiras. Isso porque as taxas cobradas elevam os valores e acabam inviabilizando o pagamento dos endividados.

*com informações de Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.