Economia brasileira registra queda de 0,11% em março

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 09h54
Fotos Públicas economia230810

Rio de Janeiro, 16 mai (EFE).- A economia brasileira registrou no último mês de março queda de 0,11% em relação a fevereiro, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), um indicador medido mensalmente pelo Banco Central (BC) divulgado nesta sexta-feira (16).

O dado de março, porém, representa uma melhoria de 0,27% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo este indicador, que é levado em conta no mercado financeiro para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB).

Em termos anualizados, a economia cresceu 2,11%, piorando em relação a fevereiro, quando somou alta do 2,41% em 12 meses.

No primeiro trimestre o IBC-Br soma uma alta de 1,02%, segundo este indicador, para cuja elaboração se levam em conta menos dados econômicos que para o PIB, de publicação trimestral.

Apesar do resultado no primeiro trimestre do ano, a economia brasileira acumula expansão de 0,29%, na comparação com os últimos três meses de 2013.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O ano passado o PIB do Brasil registrou alta de 2,3% e o IBC-Br tinha antecipado uma expansão de 2,5%.

O governo brasileiro prevê que a economia vai registrar em 2014 uma melhoria de 2,5%, embora a média calculada pelos economistas dos bancos privados seja de 1,69%, segundo uma pesquisa semanal realizada pelo BC.

O PIB do primeiro trimestre será divulgado no próximo dia 30 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EFE, com informações da Ag. Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.