FGV divulga que confiança de serviços tem queda entre empresários

  • Por Jovem Pan
  • 29/05/2019 09h57
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Calculadora e caneta em cima de folha de papel que mostra um gráfico "Resultado geral da pesquisa sinaliza uma recuperação lenta da economia ao longo de 2019", avalia economista da instituição

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,1 pontos entre abril e maio, descendo a 89 pontos. Nos últimos quatro meses, houve uma perda acumulada de 9,2 pontos.

“Persiste o período de atividade fraca que o setor vem enfrentando. Os empresários de serviços não estão confortáveis com a situação que o setor se encontra e estão se tornando cada vez menos otimistas em relação à evolução dos negócios nos próximos meses. O resultado geral da pesquisa sinaliza uma recuperação lenta da economia ao longo de 2019”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/GV), em nota oficial.

Em maio, o Índice de Expectativas (IE-S) encolheu 5,1 pontos, para 92,0 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-S) diminuiu 0,9 ponto, para 86,3 pontos.

A queda do indicador foi influenciada tanto pelo item que mede o otimismo com a tendência dos negócios nos seis meses seguintes (-6,8 pontos) como pelo componente de demanda prevista nos três meses seguintes (-3,3 pontos).

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.