Governo deve baratear folha de pagamento para gerar empregos, diz futuro chefe da Receita

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2018 18h25
Arquivo/Agência Brasil Receita Federal estendeu o prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus Cintra será secretário da Receita Federal no governo de Bolsonaro

Futuro secretário da  Receita Federal, Marcos Cintra disse nesta terça-feira (18), que está conduzindo um estudo que pretende baratear o custo da folha de pagamento de salários e tem como principal objetivo gerar mais empregos. O economista vai integrar a equipe do futuro ministro Paulo Guedes no governo de Jair Bolsonaro.

“O custo da folha de salário hoje é onerado em 20% de contribuição patronal ao INSS e mais 6,5% aproximadamente do Sistema S. E é esse estudo que está sendo objeto agora de uma avaliação muito precisa, porque o principal objetivo é gerar empregos, fazer com que a folha de salário seja menos onerada”, afirmou, após reunião com a equipe de transição.

No Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, Cintra afirmou que o estudo não envolve apenas reduzir a alíquota do Sistema S, mas envolve contribuição patronal ao INSS e “tudo aquilo que onere a folha de salários”. Esse sistema é o conjunto de entidades corporativas voltadas para treinamento profissional, assistência social e técnica, consultoria e pesquisa.

“Não existe política mais regressiva, que cause mais desemprego do que você tributar o salário. E que acaba resultando em 13 milhões de desempregados, fora a economia informal”, declarou. Na segunda (17), Guedes afirmou que era preciso “meter a faca” no grupo que inclui Sesc, Senai, Sesi e Senac. A proposta envolve cortar até 50% dos repasses.

O secretário do novo governo disse que até “meados de janeiro” o estudo deve estar concluído e a equipe terá uma definição sobre que linha adotar e qual porcentual “dos ônus que incidem sobre a folha” será reduzido. “Isso, nós esperamos, vai gerar um impacto de emprego muito positivo.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.