Governo tem até sexta (22) para anunciar valor de corte orçamentário

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2015 08h33

Presidente Dilma Rousseff Frame/Folhapress Dilma 09/03

O governo tem até sexta-feira (22) para anunciar o valor do contingenciamento, nome técnico para o corte no Orçamento da União. As restrições consistem em retardar parte da programação de despesas previstas na Lei Orçamentária. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta semana que o bloqueio deverá ficar entre R$70 bilhões e R$80 bilhões.

Em entrevista a Luciana Verdolin, a presidente Dilma Rousseff declara que o corte no orçamento não será “excessivo nem flexível demais”. “Nós faremos o contingenciamento necessário, tem que expressar a situação fiscal que o país vive, para garantir que as contas públicas entrem nos eixos”, afirma.

Falando a Denise Campos de Toledo, o economista Ignácio Rei destaca que é preciso pensar nas medidas também no médio prazo. “Depois de feito um ajuste colocar o país de volta em um trilho mais saudável de crescimento, os juros e as incertezas tendem a ficar mais baixos e o país tende a voltar a crescer”, analisa.

O tamanho do corte tem a ver com a tentativa do governo de reequilibrar as contas públicas e também atingir a meta do superávit primário fixada em 1,2% do PIB para este ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.