IBGE: Volume de serviços prestados cai 0,3% em setembro ante agosto

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2018 07h58
Pixabay Na comparação com setembro do ano anterior, houve alta de 0,5% em setembro deste ano, já descontado o efeito da inflação

O volume de serviços prestados teve um recuo de 0,3% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços revelados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o dado foi revisado de uma alta de 1,2% para avanço de 1,4%.

Na comparação com setembro do ano anterior, houve alta de 0,5% em setembro deste ano, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de queda de 1,3% a aumento de 3,9%, com mediana positiva de 1,0%.

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 0,4%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 0,3%.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços(PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal ficou estável (0,0%) em setembro ante agosto. Na comparação com setembro do ano passado, houve aumento na receita nominal de 3,2%.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.