Mercado prevê inflação maior em 2018 e 2019

  • Por Jovem Pan
  • 15/10/2018 09h15
USP Imagens Após seis anos de quedas sucessivas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa básica de juros para 2,75% em março de 2021; entenda o motivo Possível manutenção de juros em alta tem preocupado empresários por causa do impacto nos investimentos

O mercado financeiro prevê uma inflação mais alta neste ano, ao passo que o crescimento da economia se manteve estável. Os dados constam no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central (BC).

Segundo o levantamento, realizado com mais de cem instituições financeiras, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, teve uma leve alta. O indicador passou de 4,40%, na semana passada, para 4,43% — essa é a quinta alta consecutiva.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,34% — mesmo resultado obtido na semana anterior. Há duas semanas, a expectativa era um pouco melhor, de crescimento de 1,36%.

Os economistas também mantiveram estável a previsão para a taxa Selic, que deve ficar em 6,50% ao ano.

Para o ano que vem, o mercado financeiro prevê que o IPCA deve ser 0,1% maior do que o estimado na semana passada e deve fechar em 4,21%. Já a expectativa para o PIB se manteve pela 15ª semana consecutiva em 2,50% e para a Selic, em 8,0% ao ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.