Para Mansueto Almeida, volatidade no câmbio é algo de curto prazo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/05/2018 15h48
Fotos Públicas Dólar sobe após autoridade monetária dos EUA reafirmar compromisso com juros baixos "O Banco Central está lidando com isso, tem instrumentos para lidar com isso. Por enquanto não preocupa", afirmou o secretário

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que a volatidade que vem sendo registrada no câmbio nos últimos dias é de curto prazo. Questionado se o Tesouro Nacional tem planos de agir conjuntamente com o Banco Central para controlar a desvalorização do real, Almeida destacou que este é um assunto da autoridade monetária.

“O Banco Central está lidando com isso, tem instrumentos para lidar com isso. Por enquanto não preocupa. O Tesouro e a equipe econômica sempre conversa com o BC, mas questão de câmbio e taxas de juros é do BC”, afirmou, após reunião com a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Almeida ressaltou que a desvalorização das moedas locais está acontecendo em vários países emergentes e que o dólar está se valorizando em relação a todas as moedas, inclusive o euro. O secretário fez questão de frisar que a situação vivida pelo Brasil hoje é muito diferente de momentos de estresse anteriores, como na crise cambial de 2002.

Ele citou as reservas internacionais acumuladas pelo País e o baixo déficit em conta corrente.

“O Brasil hoje é credor em dólar, quando o dólar sobe, a dívida líquida cai. Ao contrário do histórico do Brasil dos últimos 50 anos, em que normalmente as crises brasileiras sempre estiveram ligadas ao balanço de pagamentos, nossa posição externa hoje é muito forte”, afirmou Mansueto Almeida.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.