Eleanor Roosevelt, a melhor primeira-dama dos EUA para analistas

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 18h42

Washington, 15 fev (EFE).- A primeira-dama favorita entre os historiadores não é Michelle Obama, apesar da grande simpatia que tem no país, nem Jackeline Kennedy, mas Eleanor Roosevelt, a mais bem avaliada entre as esposas dos presidentes dos Estados Unidos em toda a história revelou uma pesquisa divulgada neste sábado.

Roosevelt liderou a lista nas cinco vezes que o Siena College questionou cientistas políticos, historiadores e analistas nos últimos 32 anos. Abigail Adams mantém o segundo lugar e Jacqueline Kennedy, certamente a mais bela e mais icônica, garantiu a terceira posição, que já ostentava na última pesquisa, realizada em 2008.

Dolley Madison ficou com o quarto lugar, enquanto a atual primeira-dama, Michelle Obama, terá de se conformar com a quinta colocação nesta sua primeira aparição na pesquisa.

A ex-secretária de Estado e ex-primeira dama Hillary Clinton caiu para o sexto lugar, ela ficou em quarto em 2008, considerando que em 1993, durante sua estadia na Casa Branca, chegou a estar na segunda posição da lista.

Apesar disso Hillary recebeu a melhor avaliação dos analistas como primeira-dama que pudesse assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos, com 69% dos votos, enquanto Eleanor só obteve 39% de apoio e Michelle, 13%.

Michelle ocupou o primeiro lugar entre as primeiras-damas que melhor conciliaram a vida familiar e a presidencial, na frente de Jackie O. com 22 % e Eleanor Roosevelt com 17%.

A ex-primeira dama Laura Bush alcançou a primeira posição quanto às primeiras-damas que poderiam ter feito mais no cargo, com 23%, na frente de Pat Nixon, Mamie Eisenhower e Bess Truman que tiveram todas 15%.

Siena entrevistou 242 historiadores, cientistas políticos e acadêmicos entre 10 de outubro e 25 de novembro de 2013, em correio e entrevistas online, e seus resultados foram emitidos hoje pela emissora “C-SPAN” no especial sobre primeiras-damas, cujo último episódio será exibido na segunda-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.