Elizabeth II pede a eleitores escoceses que reflitam com “atenção”

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2014 17h41

Londres, 14 set (EFE).- A rainha Elizabeth II afirmou neste domingo que espera que os escoceses reflitam “com muita atenção sobre o futuro” antes de votar na próxima quinta-feira no referendo sobre a independência da região do Reino Unido.

A soberana, de 88 anos, fez esse comentário após assistir a uma celebração religiosa na Igreja de Crathie Kirk, próxima ao Castelo de Balmoral, sua residência escocesa em Aberdeenshire, conforme informou a agência local “PA”.

O Palácio de Buckingham tinha divulgado um comunicado durante a semana destacando a neutralidade da monarca sobre o plebiscito.

“A imparcialidade constitucional da soberana é um princípio estabelecido em nossa democracia, tal como demonstrou a soberana durante seu reinado. Qualquer sugestão que a rainha quereria ter influência no resultado da campanha do referendo é categoricamente falso. Vossa Majestade mantém simplesmente o ponto de vista que se trata de um assunto que incumbe aos escoceses”, dizia a nota emitida pela residência oficial de Elizabeth II.

O palácio emitiu esse esclarecimento depois que a imprensa britânica afirmou que a rainha estava preocupada com a possibilidade de a Escócia tornar-se independente do Reino Unido, após a publicação de várias enquetes que refletiam um avanço dos partidários da cisão.

O principal ministro escocês, o nacionalista Alex Salmond, afirmou na semana passada que a monarca estaria “orgulhosa” de reinar sobre uma Escócia independente. O líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) revelou que se reuniu com a soberana no Castelo de Balmoral no final de agosto, apesar de não querer dar detalhes sobre o encontro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.