Entenda quais são os sintomas do sarampo

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2018 08h35 - Atualizado em 23/07/2018 08h37
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A única forma de se prevenir é com a vacina. O problema é que é que muita gente parou de se vacinar e de aplicar a vacina nos filhos. 

Nas últimas semanas, uma doença que andava meio esquecida voltou ao noticiário: o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, 677 casos foram confirmados só nesse ano no país. Em dois estados, Roraima e Amazonas, a situação já é classificada como surto.

Mas, afinal, o que é o sarampo e como ele se manifesta no nosso corpo? Quem responde é o infectologista do Instituto Emílio Ribas, Jean Gorinchtein.

“O sarampo é uma doença causada por um vírus e sua transmissão ocorre de forma respiratória. A partir de 14 dias da exposição, surge um quadro de vermelhidão nos olhos, febre , nariz entupido e tosse persistente”, explica. “Por volta do 3º ou 4º dia surgem manchas avermelhadas no corpo que se iniciam no rosto e progridem até os pés”

A única forma de se prevenir é com a vacina. O problema é que é que muita gente parou de se vacinar e de aplicar a vacina nos filhos. Agora em agosto, está prevista a campanha nacional de combate ao sarampo, mas o Dr. Gorinchtein reforça: a vacina fica disponível o ano todo na rede básica de saúde.

Mas, afinal, quem precisa tomar a vacina?  Entenda no vídeo abaixo se você tem a necessidade de ser vacinado ou apenas reforçar a dose de proteção.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.