Especialistas explicam os riscos de se usar hidrogel

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2014 09h20

Os efeitos colaterais do hidrogel levaram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a suspender o uso estético desde 2011. Por causa de complicações do uso excessivo da substância, a modelo Andressa Urach está internada há uma semana na UTI, em Porto Alegre.

A médio prazo, o hidrogel causa infecções quando aplicado em grandes quantidades, como Andressa que colocou 450 ml em cada coxa há 5 anos. Criado para preencher pequenos defeitos na pele e no músculo, o produto sintético é uma bomba-relógio, disse o cirurgião plástico Luiz Fernando Pinheiro.

*Ouça os detalhes no áudio

O próprio site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa que a comercialização do produto foi suspensa em dezembro de 2013. A dermatologista, Lygia Kogos, consultora da JOVEM PAN, esclarece como os profissionais adotavam o hidrogel em seus pacientes.

O hidrogel é produzido na Ucrânia, país do leste europeu, e tem a aprovação da Anvisa, só que está sem licença desde dezembro de 2013 no Brasil. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Pedro Martins, explicou o que é necessário para aumentar pernas, coxas e glúteos.

Como é bem mais barato do que uma cirurgia, clínicas clandestinas trabalham com o Hidrogel, que causou a morte de uma mulher de 39 anos, em Goiânia. Os especialistas orientam a procurar profissionais em cirurgia plástica e desconfiar de grandes procedimentos feitos sem suporte de UTI.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.