Estreitamento de faixas na Paulista aumenta risco de acidentes e congestionamentos

  • Por Jovem Pan
  • 15/06/2015 15h59
SÃO PAULO, SP, 25.05.2015: CICLOVIA-SP - Obra de implementação da ciclovia na av. Paulista na altura da Praça do Ciclista, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (25). (Foto: Foto: Mauricio Pisani/Frame/Folhapress) Mauricio Pisani/Frame/Folhapress Obras da ciclovia na Avenida Paulista no fim de maio; faixas devem ser entregues em 28 de junho

Especialistas afirmam que estreitamento de faixas na Avenida Paulista devido a ciclovia poderá aumentar o risco de acidentes. A via exclusiva para as bicicletas está sendo construída no canteiro central e será inaugurada no dia 28 de junho.

Para a obra, as faixas de rolamento dos carros e dos ônibus tiveram redução de 20 centímetros cada.

O especialista em Medicina do Tráfego, Alberto Sabbag, diz que a mudança poderá causar mais acidentes. “Você elimina qualquer margem de manobra para qualquer imprevisto”, explica. “Quando adensa-se veículos diferentes no mesmo espaço, com certeza aumenta o risco de lesões dos mais fracos, como motos e pedestres”.

Para o professor da FEI, Creso de Franco Peixoto, mestre em engenharia civil com ênfase em infraestrutura de transportes, o estreitamento de faixas poderá também aumentar os congestionamentos.

“A redução de largura de faixa e tráfego reduz a velocidade média operacional por interferir mais na separação entre veículos, o que leva a um efeito quase de tunelamento, ou seja, com um campo lateral restrito, os motoristas, quase inconscientemente, reduzem a velocidade”, detalhou Peixoto.

Além do estreitamento, uma faixa entre a Rua da Consolação e a Haddock Lobo será extinta no sentido do Paraíso.

Para a Companhia de Engenharia de Tráfego, as mudanças na Avenida Paulista não vão causar alterações significativas no trânsito da região.

Neste domingo, o prefeito Fernando Haddad no Twitter ironizou dizendo que foi a um bar comer coxinha e que um coxinha reclamou das ciclovias, o que o teria deixado confuso.

Matéria do repórter JP Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.