EUA afirmam que milhares de tropas russas seguem em frente à Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2014 18h55

Washington, 20 mai (EFE).- O Pentágono disse nesta terça-feira que “dezenas de milhares de tropas russas” seguem perto da fronteira com a Ucrânia e não houve movimentos de retirada desde a ordem dada pelo governo de Moscou, informou o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, assegurou que a inteligência americano observa a movimentação russa na fronteira com a Ucrânia “constantemente” e por enquanto não detectou nenhum movimento consistente com a ordem de retirada do presidente russo, Vladimir Putin, anunciada na segunda-feira.

“Vimos muitos pequenos movimentos de tropas, para e desde a zona fronteiriça a postos avançados estabelecidos há semanas, mas Putin disse que a ordem era de voltar a suas bases de origem. Isso não constatamos ainda”, explicou o porta-voz militar.

Kirby disse que os russos, que têm forças aéreas, de infantaria, tanques e artilharia em frente à Ucrânia, seguem presentes “em dezenas de milhares”, enquanto a tensão se mantém nas regiões independentistas do oriente ucraniano.

O Kremlin anunciou essa retirada antes que no dia 25 de maio se realizem em todo o país eleições presidenciais para substituir o governo interino por um estável e que possa consolidar no poder políticos favoráveis a um maior aproximação com a Europa.

Os Estados Unidos pediram repetidas vezes à Rússia que retire sua forte presença militar da área para permitir uma redução da escalada militar, a dissolução das milícias pró-russas e o início do envio de observadores eleitorais.

A presença de tropas russas na fronteira com a Ucrânia foi um dos fatores apontados por Estados Unidos e União Europeia (UE) para acusar a Rússia de “desestabilizar” seu vizinho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.