EUA estão investigando se Rússia violou tratado com teste de míssil

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2014 03h28

Washington, 30 jan (EFE).- O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que está investigando se a Rússia violou um tratado que proíbe a realização de testes com mísseis de médio alcance, um assunto que o governo americano trata com o russo e que também foi informado à Otan.

Os EUA estão analisando se a Rússia fez um teste com um míssil de cruzeiro terra-ar, uma arma proibida pelo tratado assinado entre os dois países em 1987.

O porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, explicou hoje em sua entrevista coletiva diária que os EUA falaram com o governo russo sobre o assunto, mas não forneceu mais detalhes, pois as investigações continuam em andamento.

“Quando surgem dúvidas sobre o cumprimento de um tratado, trabalhamos com a outra parte signatária para resolvê-las e continuaremos agindo dessa forma”, acrescentou.

O jornal “New York Times” informou hoje, citando fontes oficiais, que os EUA acreditam que a Rússia começou a realizar testes com esse tipo de mísseis em 2008.

Os testes com mísseis de médio alcance estão proibidos desde 1987, quando o então presidente americano, Ronald Reagan, e o líder soviético da época, Mikhail Gorbachev, assinaram um acordo que foi decisivo para o fim da Guerra Fria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.