Ex-sogros do príncipe da Tailândia são presos por alta traição

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 10h30

Bangcoc, 27 fev (EFE).- Os ex-sogros do príncipe da Tailândia foram presos nesta sexta-feira após confessarem a autoria de um crime de alta traição, no mais recente golpe à família do herdeiro ao trono após sua separação em dezembro.

Apiruj Suwadee, de 72 anos, e Wanthanee Suwadee, de 66, pais de de Srirasmi Suwadi, a antiga consorte do príncipe Maha Vajiralongkorn, assumiram a culpa por um crime de traição e outro de falso testemunho contra uma mulher que acabou na prisão em 2003.

Ambos se apresentaram a uma delegacia de Bangcoc à qual tinham sido convocados e confessaram antes de serem encaminhados à procuradoria, que negou possibilidade de liberdade por pagamento de fiança, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

A prisão dos pais segue a de um tio de Srirasmi, o ex-diretor do Escritório de Investigação Central, Pongpat Chayapan, detido em dezembro junto a quatro irmãos da ex-princesa acusados de utilizarem o nome da Casa Real para extorquir.

Todos foram detidos pela polícia em uma operação anticorrupção, que aconteceu dias antes do príncipe anunciar sua separação de Srirasmi e punir a família, que teve retirado o sobrenome real, Akkharaphongpricha.

Srirasmi, nascida em uma família plebeia e casada com o príncipe em 2001, foi obrigada a renunciar a seu status real e expulsa do palácio do príncipe, por isso teve que se mudar para a casa dos pais, na província de Ratchaburi.

Após 13 anos de casamento, a separação dos príncipes chegou em um momento delicado para a Casa Real tailandesa pelo frágil estado de saúde do atual monarca, Bhumibol Adulyadej, que em dezembro completou 87 anos.

Depois da separação, com três casamentos que não deram certo, o príncipe Vajiralongkorn foi visto com uma mulher que não foi identificada de maneira formal e que, segundo alguns comentaristas, pode ser a futura esposa e pretendente a rainha do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.