Exercícios físicos ajudam idosos a ter vida mais longeva e saudável

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2018 15h57 - Atualizado em 07/12/2018 18h46
Jovem Pan Idosos estão apostando nos exercícios físicos para terem uma vida mais saudável

Você já se imaginou daqui a alguns anos, quando estiver mais velho? Está cuidando dos músculos? E a saúde, como anda? A dona Elisabeth Garotti só se preocupou em fazer exercícios quando uma inflamação no pé gerou fortes dores, lá pelos 50 anos. Na época, o médico recomendou exercício físico.

“Acho que em duas sessões parou a dor, mas eu não parei porque fiquei com medo que voltasse”, afirma Elisabeth. Aos 76 anos, ela não perde o horário da academia. E não está sozinha: muitos idosos procuram locais especializados para melhorar o condicionamento físico e garantir uma vida longeva com qualidade.

Com 78 anos, o professor aposentado Juarez Brás de Faria quer melhorar a mobilidade e, para isso, faz musculação. “Isso te dá condição, mobilidade para subir escada, pegar ônibus… Isso é tudo”, destaca.

A orientação é fortalecer o corpo para não ter problemas com as atividades mais simples. “É importante a gente falar que depois dos 50 anos o impacto da perda muscular vai se agravando ao longo dos anos, e isso acontece com qualquer pessoa”, alerta a coordenadora técnica do Instituto Biodelta, Sandra Nunes de Jesus.

Ela explica que a perda de massa é um dos fatores que mais impactam o envelhecimento. “A perda é muito pequena no início, mas se a pessoa busca se prevenir com certeza terá um envelhecimento muito mais saudável”, ressalta.

A educadora física também lembra que o exercício não reverte o quadro das principais doenças que acometem os mais velhos, mas contribui para evitar a evolução e proporcionar uma vida mais tranquila.

XIII Fórum da Longevidade
Quando: 21 de novembro das 9h às 18h
Local: Hotel Unique – Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 4700 – São Paulo – SP
Para assistir online: bit.ly/2PAX27M

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.