FMI esperará avanços de medidas de Temer antes de divulgar relatório sobre Brasil

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/06/2016 12h32
Reprodução/Youtube FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai esperar o avanço das medidas do governo de Michel Temer antes de divulgar o relatório Artigo IV do Brasil, o principal documento dos países membros da instituição, elaborado uma vez por ano. 

De acordo com um porta-voz do Fundo, William Murray, há uma série de coisas acontecendo em Brasília atualmente e, por isso, o Fundo vai analisar a situação e esperar os desdobramentos. Desta feita, não há uma data definida para a publicação do Artigo IV, que depende da aprovação de cada país. 

Para elaborar o documento, que faz uma análise de indicadores macroeconômicos e traz recomendações de políticas fiscais, os técnicos do FMI se reúnem com membros do governo dos Estados-membros da instituição. 

O órgão chegou a ter problemas com o governo brasileiro, em 2013, na gestão do ministro Guido Mantega na Fazenda. A equipe econômica não concordou com algumas conclusões do Artigo IV, o que ocasionou o adiamento da publicação. 

Na época, inicialmente, o FMI divulgou um texto com apenas três páginas, em agosto daquele ano, recomendando que o governo de Dilma Rousseff reduzisse o uso de bancos públicos para estimular o crédito. O relatório final acabou sendo divulgado no final de outubro daquele ano.

No relato do ano passado, divulgado em abril de 2015, os técnicos ressaltaram a necessidade de o Brasil ajustar as contas fiscais e fazer reformas estruturais, reduzindo as previsões de crescimento do país, mas elogiou as propostas do então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para fazer um ajuste fiscal no país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.