Google Maps identifica “Praça Adolf Hitler” em Berlim e se desculpa pelo erro

  • Por Agencia EFE
  • 10/01/2014 15h45

Berlim, 10 jan (EFE).- O serviço de mapas na internet Google Maps apontou durante vários dias para a “Adolf-Hitler-Platz” (Praça de Adolf Hitler) no centro de Berlim, nomeada por um colaborador externo e admitido sem questionamentos pela supervisão da companhia.

Diversos veículos da imprensa berlinense repercutiram nesta sexta-feira a gafe do Google Maps, identificada por vários usuários da rede social Twitter.

Uma praça nomeada de Adolf Hitler no aplicativo se Theodor Heuss, em memória do primeiro presidente da República Federal da Alemanha, morto em 1963.

Durante o nazismo, desde a chegada de Hitler ao poder em 1933 até o fim do Terceiro Reich em 1945, o local efetivamente levava o nome do ditador nazista.

Segundo ojornal “Berliner Zeitung”, um colaborador anônimo renomeou, no início do ano, no serviço de mapas o nome de “Adolf-Hitler-Platz”, como alternativa à denominação atual, o que foi aceito por um supervisor da companhia.

Depois do alerta de outro usuário, em 9 de janeiro, da existência do nome, o Google pediu desculpas. “Tomamos conhecimento de um nome errado e impróprio em Berlim e corrigimos isso o mais rápido possível”, se explicou o gigante de buscas em um e-mail para a NBC News. “Pedimos desculpas por este erro.”EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.