Grupo vinculado à Al Qaeda toma controle de cidade no norte da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 12h45

Beirute, 9 jan (EFE).- O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), vinculado à Al Qaeda, tomou nesta quinta-feira o controle da cidade de Tadaf, ao nordeste de Aleppo, em meio aos enfrentamentos contra rebeldes de facções islamitas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Enquanto isso, continuam os choques entre ambos os grupos em povos da zona, como Yarabulus e Ratian.

A situação é tranquila hoje na cidade de Aleppo, de onde o Estado Islâmico se retirou ontem depois que os insurgentes tomaram o quartel-general desta população.

Por outro lado, na cidade de Al Raqqa, os jihadistas enfrentam militantes da Frente al Nusra, também leal à Al Qaeda, que estão utilizando artilharia.

A Frente al Nusra combate no grupo dos rebeldes islamitas do Estado Islâmico, ao quais os insurgentes acusam de ter cometido violações contra o povo sírio como assassinatos e sequestros.

Nos arredores de Al Raqqa, o Estado Islâmico lançou várias bombas contra a passagem fronteiriça de Tal Abiad, entre Síria e Turquia, que é controlada pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante).

Desde sexta-feira passada, os extremistas enfrentam no norte da Síria outros grupos, em sua maioria islamitas, que querem expulsá-los do país.

Pelo menos 385 pessoas morreram nestes combates, segundo a última apuração de vítimas divulgada ontem pelo Observatório. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.