Ibama e IBP criam banco de dados da costa brasileira para casos de desastre

  • Por Agencia EFE
  • 02/04/2014 16h25

Rio de Janeiro, 2 abr (EFE).- O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), apresentaram nesta quarta-feira no Rio de Janeiro um banco de dados do litoral do país para atuar em casos de desastre ambiental.

O programa, chamado “Projeto de proteção e limpeza do litoral”, tem como objetivo coletar informações de toda a costa brasileira para servir de apoio para o planejamento e a gestão de uma operação para acidentes que envolvam vazamento de petróleo no mar.

O trabalho conta com o apoio de 22 empresas petrolíferas que operam no Brasil, colheu dados e reuniu 30 mil fotografias em 19 estados brasileiros, 282 municípios e 2.101 pontos geográficos concretos.

Além disso, foram identificadas as partes mais vulneráveis da costa e avaliadas as condições de acesso às praias em caso de emergência.

Um dos coordenadores do projeto, o secretário-executivo do IBP, Antônio Guimarães, assegurou que “o primeiro objetivo das empresas petrolíferas é a prevenção”, embora tenha admitido que “pode haver acidentes” e que é aí que estes dados seriam utilizados.

Guimarães disse também que “foi um trabalho muito complexo, que envolveu geólogos, biólogos, oceanógrafos e engenheiros”, ao longo de sete mil quilômetros de costa, “com carros e até aviões”.

Na apresentação também esteve presente a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que destacou a importância do projeto “para que os brasileiros possam seguir desfrutando de suas praias” e avaliou “a liderança do setor petroleiro no Brasil”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.