Imagem pessoal de Hollande sofre forte queda entre os franceses

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 15h26

Paris, 17 jan (EFE).- A imagem do presidente da França, François Hollande, sofreu uma queda mais evidente em nível pessoal do que político após a publicação de seu suposto romance com a atriz Julie Gayet, revela uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com a publicação, em um enquete feita pelo instituto “Ifop” em abril, 43% dos indagados o definiram como “sincero”, diferente dos 29% que deram a mesma resposta entre 15 e 17 de janeiro.

O instituto ofereceu aos franceses uma série de definições para que estes indicassem se Hollande está “bem ou mal”, e embora o presidente tenha recebido uma boa indicação, com uma porcentagem de 45%, esta caiu sete pontos com relação a abril.

Também houve queda nos que apontaram que o presidente está próximo das preocupações dos franceses (23%, sete pontos a menos), dos que o veem como “competente” (22%, cinco pontos a menos), e dos que pensam que defende o interesse do país, entre os quais houve uma queda de 4 pontos, até os 33%.

Embora apenas 19% e 13% considerem que Hollande “sabe o que faz” e que “tem autoridade”, respectivamente, essas porcentagens são similares aos números de abril, com um retrocesso de um ponto percentual.

O diretor de Opinião do “Ifop”, Jérôme Fourquet, disse em entrevista que embora a imagem de Hollande já esteva em níveis muito baixos antes da sexta-feira, com essa suposta relação o caráter pessoal foi o que mais caiu.

Mas o caráter global para analisar essa degradação, segundo o especialista, é principalmente político, com a mudança de rumo e a aceleração de “sua inclinação social-democrata”.

A suposta relação de Hollande com Julie Gayet foi revelada na sexta-feira pela revista “Closer”, que hoje acrescentou em uma nova exclusiva que seus encontros começaram em 2011, antes da chegada do chefe do Estado ao Eliseu, onde reside com sua esposa, Valérie Trierweiler. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.