Israel e Hamas mantêm diálogo indireto para trégua de longo prazo

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 07h44

Gaza, 17 jun (EFE).- Israel e Hamas têm mantido um diálogo indireto sobre uma proposta de trégua de longo prazo com a mediação de funcionários europeus, disse nesta quarta-feira um destacado dirigente do grupo islamita na Faixa de Gaza.

“Delegações europeias visitam Gaza e tentam superar os obstáculos entre o Hamas e a ocupação israelense diante do temor de que a situação na faixa exploda, especialmente após os relatórios internacionais que advertem que está a ponto do colapso”, disse o dirigente islamita Ahmed Youssef.

Segundo ele, até o momento as conversas não alcançaram um “progresso significativo” e “os europeus escutaram em Gaza a posição do Hamas, principalmente as violações israelenses do direito internacional e humanitário e sobre o injusto bloqueio”.

Sem detalhar a frequência destes contatos ou quando aconteceram, Youssef se limitou a dizer que: “a delegação que se reuniu com os dirigentes do Hamas passou à ocupação israelense nossas reivindicações e eles nos passaram o que Israel diz”.

Ontem vazou a informação que o movimento islamita estuda uma proposta do Catar para acordar com Israel um cessar-fogo de cinco anos que encoraje a reconstrução da faixa depois da ofensiva ano passado e garanta a estabilidade na zona.

“A liderança do Hamas está estudando as ideias apresentadas e tem a intenção de responder”, disse o chefe de Relações Internacionais do movimento islamita, Osama Hamdan, em uma entrevista ao jornal “Falastin”.

De acordo com a imprensa local, acredita-se que a proposta foi elaborada por diplomatas ocidentais, incluídos o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair que este mês encerrou sua missão como representante do Quarteto para o Oriente Médio, e recentemente foi adotada pelo Catar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.