Itamaraty pede diálogo entre chavismo e oposição na Venezuela

  • Por Agência EFE
  • 05/01/2016 14h49
EFE Assembleia Nacional da Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores pediu nesta terça-feira (05) ao chavismo e à oposição na Venezuela para “manter e aperfeiçoar o diálogo e a boa convivência” durante a posse dos novos deputados eleitos para a Assembleia Nacional do país.

O Itamaraty disse em comunicado que confia que a vontade do povo venezuelano expressada nas urnas será respeitada. E afirmou espera que sejam “preservadas e respeitadas as atribuições e prerrogativas constitucionais da nova Assembleia Nacional e de seus membros”.

Ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sancionou uma reforma na lei do Banco Central, com a qual tirou do parlamento a prerrogativa de indicar os diretores do órgão.

Uma semana depois da vitória da oposição nas eleições legislativas no último dia 6 de dezembro, também começou a operar no país um parlamento comunal, instituição que compartilha sede com a Assembleia Nacional, mas que, segundo o governo venezuelano, não retira nenhuma função do Legislativo.

A nota do Itamaraty ressaltou que a lisura do pleito foi atestada pela missão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), presidida pelo ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, e lembrou que os resultados foram reconhecidos por “todas as forças políticas” da Venezuela.

“Não há lugar, na América do Sul do século XXI, para soluções políticas fora da institucionalidade e do mais absoluto respeito à democracia e ao Estado de Direito”, acrescentou o comunicado.

A posse da nova Assembleia Nacional da Venezuela, na qual a oposição terá uma ampla maioria, pondo fim a uma hegemonia chavista de 17 anos, está sendo realizada nesta terça-feira. O processo está cercado de um clima de tensão, que levou grupos de simpatizantes dos dois lados para a porta da sede legislativa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.